Cabo HMPE (Dyneema®) x Cabo ARAMIDA (Kevlar®). Parte II

HMPExAramidaNo quadro abaixo comparamos os principais parâmetros de desempenho dos cabos sintéticos de HMPE (Dyneema®) e Aramida (Kevlar®).

ParâmetrosHMPE (Dyneema®)ARAMIDA (Kevlar®)
Resistência à rupturaExtremamente altaExtremamente alta
Resistência solventes/ácidosMuito boaExcelente
Resistência raios UVRazoávelRazoável
Resistência abrasãoExcelenteRazoável
Ponto fusão147º426º
Peso específico da fibra0,97 g/dm31,44 g/dm3
FlutuabilidadePositivaNegativa
Facilidade de manuseioExcelenteExcelente
Alongamento à rupturaBaixoBaixo
Absorção águaZeroMenos 1%
Absorção choque (tranco)RazoávelRazoável

Em resumo, a Aramida e o HMPE são consideradas fibras sintéticas de alto desempenho e, portanto, são recomendadas para aplicações especiais aonde a resistência à tração, facilidade de manuseio e o baixo alongamento são pré-requisitos.

Aplicações fibras sntéticas

Aplicações muito específicas como em coletes à prova de bala, capacetes, indústria aeronáutica/espacial, petróleo e gás, dentre outras.

 

 

 

 

Respondendo a questão – Cabos Sintéticos para Guinchos Off-Road – Kevlar® ou Dyneema®, somos da opinião que hoje em dia a maioria dos cabos importados são fabricados com a fibra HMPE, que teve nos últimos anos um incremento comercial muito grande, principalmente, pelo início da sua fabricação nos países orientais.Dyneema Kevlar - Dupont

 

 

 

Acreditamos que o fato de muita gente ainda chamar o cabo sintético usado nos guinchos, de cabo de Kevlar®, vem da época da introdução dos primeiros cabos que foram fabricados com a fibra de aramida.

 

A Cordoaria São Leopoldo e a fibra de HMPE

A CSL trabalha com as duas fibras, mas sua produção é bem mais concentrada na fibra de HMPE. Essa escolha, recai no número maior de vantagens do HMPE sobre a Aramida, principalmente, no uso naval/offshore, segmentos que são prioritários no mix de produtos da empresa.

CSLxHMPEOutro ponto importante, é a maior adaptabilidade que o HMPE tem na impregnação das fibras com coating anti-abrasivo (que da a cor laranja ao cabo) aplicado para aumentar a resistência ao atrito (abrasão). Essa também é uma questão importante na escolha da CSL pelo HMPE.

No setor Off-Road, a fibra de HMPE respondeu bem e foi muito bem aceita. Hoje os cabos Pata Negra estão sendo utilizados em todos os pontos e trilhas do nosso país. “A aprovação do produto foi impressionante”, revelou André Vasconcellos, diretor da CSL Marinharia.

Cabo Sintético Pata Negra

Cabo Sintético Pata Negra

No próximo post abordaremos as vantagens da substituição dos cabos de aço pelos cabos sintéticos de HMPE.

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