Cabo Sintético para Guinchos: Kevlar® ou Dyneema® ? Parte I

Cabo Sintético para Guinchos Ouvimos no dia a dia as pessoas envolvidas com o setor off-road chamarem os cabos sintéticos utilizados nos guinchos de diversas formas, mas principalmente, cabos de Kevlar®, cabos de Dyneema® ou cabos de Spectra®. Afinal, como chamá-los?

Bem, vamos definir alguns conceitos e voltar um pouco na história para facilitar o entendimento, certo?

Os cabos sintéticos são fabricados com fibras e os cabos de aço com arames metálicos.

Cabo de Aço

Cabo de Aço

Cabo Pata Negra

Cabo Sintético Pata Negra

Normalmente, as fibras sintéticas mais usuais na indústria de cordoaria possuem boa resistência à ruptura e uma elasticidade (ou alongamento) que em algumas situações é importante, mas que em outras, é prejudicial ao bom funcionamento do cabo ou da corda.

Guincho Industrial

Os guinchos, todos eles de uso industrial, naval e outras aplicações, usam habitualmente os cabos de aço, cujas principais características são a alta resistência à tração e à abrasão e o baixo alongamento.

 

Cabo de AçoQuando surgiram os guinchos para veículos, eles foram equipados com cabos de aço, como era de ser esperado. Entretanto, ao contrário dos outros guinchos, nessa aplicação, é exigido o manuseio do cabo pelo homem e aí aparecem todas as dificuldades e perigos decorrentes desse manuseio.

Foi então que alguém pensou na substituição do cabo metálico por um cabo (corda) de fibra sintética, cuja facilidade de manejo é total. Todavia, era preciso encontrar uma fibra que tivesse uma alta tenacidade (resistência à tração) e um baixo alongamento (pouca estiragem), características fundamentais exigidas pelo uso no guincho.

Partiu-se então para duas fibras sintéticas de alto desempenho: a Aramida e a fibra de HMPE (Polietileno de alto módulo), de origens recentes e usadas em aplicações muito específicas, como em tecidos para coletes à prova de bala, indústria aeronáutica/espacial, entre outras tantas.

Fio Aramida

Fio Aramida

A Aramida, é produzida por dois grandes fabricantes mundiais cujas marcas comerciais são Kevlar®, da Dupont e Technora ou Twaron®, da Teijin. A marca Kevlar® é mais conhecida porque foi a 1ª. a surgir no mercado.

 

Fio HMPE

Fio HMPE

Já o HMPE, é fabricado por dois grandes conglomerados multinacionais, a DSM (holandesa), dona da marca Dyneema® e a Honeywell (americana) da fibra Spectra®.   No Brasil, a Cordoaria São Leopoldo é a principal indústria de cordas e cabos que utiliza as fibras de Aramida e de HMPE na fabricação de CABOS para utilização  nos setores naval, petróleo e gás offshore e náutico.

No próximo post, abordaremos as principais características da Aramida e do HMPE, sua comparação entre elas e em relação ao cabo de aço e falaremos ainda da CSL e sua marca PATA NEGRA de cabos para guinchos off-road. Aguardem!

 

Se você gostou dessa matéria, recomende a um amigo !

 

facebook-logo-33x33Visite nossa fan page Off-Road Pata Negra

 

2 comentários

  1. Miltom Saito   •  

    Como consigo informacoes de fornecimento de cordas de kevlar ou sintetica?

    • cabos   •     Author

      Olá Milton! Somos também representantes da CSL – Cordoaria São Leopoldo. Fabricamos cabos de Aramida (Kevlar) e HMPE (Dyneema/Spectra).
      Talvez o amigo esteja interessado nesses cabos para manutenção/construção de linhas de transmissão, estou certo? Faremos contato via e-mail.
      Um abraço – André Vasconcellos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>