Guia Pratico do Uso da Patesca

manual_patescaOs cabos Pata Negra em parceria  com o Engenheiro Joao Carlos Teixeira e a Maceral, principal fabricante de Patescas e acessórios para veículos off-road, apresentam ao mercado off-road o GUIA PRÁTICO DE USO DA PATESCA.

É um guia obrigatório para quem tem guincho na sua viatura. Ele vai demonstrar de forma prática e fácil a teoria do uso da Patesca para a redução do esforço de tração no guincho e no cabo. O resultado é o aumento da vida útil do seu guincho e do cabo além, do aumento da segurança.

O Guia é todo ilustrado e tem dicas para você obter o melhor rendimento do uso da Patesca.

Baixe gratuitamente no site PATA NEGRA e ainda concorra a prêmios. Clique aqui

4 comentários

  1. Afranio Schulz   •  

    O guia contem um item errado.
    No item “mudando de direçao”.
    Uma parte da capacidade do tracionador é perdida para “x”. Esta quantidade tem valor proporcional ao angulo. Deve se levar em conta o seu vetor.
    Em caso de duvida posso esclarecer melhor.
    Obrigado!

    • cabos   •     Author

      Olá Afrânio, boa tarde!

      Segue a resposta do João Carlos Teixeira acerca do seu questionamento.

      “Na situação “mudando de direção”, a patesca sempre irá se alinhar de modo que o cabo amarelo fique na direção da bissetriz do ângulo formado pelas duas porções do cabo de tração.

      Na imagem #2 não temos um cabo amarelo, mas se pode ver claramente a orientação da patesca na direção da bissetriz do ângulo.

      A força X obedecerá a fórmula X = 2.F.cos(a/2) onde “F” é a força nas extremidades do cabo e “a” o ângulo formado pelas duas porções do cabo. Detalhado na imagem #2.

      As forças nas extremidades do cabo são sempre iguais (como pode ser visto em ambas as imagens), pois se não forem, o sistema estará sujeito a uma aceleração e isto não ocorre na prática.

      Se as duas extremidades do cabo apontarem para a mesma direção, os veículos estarão lado a lado e o ângulo “a” será zero. Neste caso teremos X = 2.F e este será o maior valor possível.

      Se o cabo estiver reto, o ângulo será 180 graus e X vai valer zero. A patesca, nesse caso, será desnecessária.

      Em nenhuma situação, entre esses dois extremos, haverá perda da capacidade de tracionar, apenas uma mudança na direção do esforço do guincho (F).”

      Se desejar mais detalhes, entre em contato conosco.

      Um abraço,

      Equipe Pata Negra

  2. luciano pertusatti   •  

    Parabéns pelo GUIA PRÁTICO DE USO DA PATESCA. Ótimo guia, muito instrutivo e de fácil entendimento.

    • cabos   •     Author

      Luciano,

      Agradecemos o elogio e caso necessite de mais informações estamos a sua disposição.

      Um abraço e boas trilhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>